sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Formação das Monarquias Centralizadas

                   Introdução


A partir do século XI, várias regiões da Europa iniciaram o processo de formação dos Estados modernos, favorecidas por transformações sociais e econômicas.


O revigoramento do comércio e das cidades criou uma alternativa de sobrevivência para os servos. Além disso, favoreceu os grupos mercantis, que queriam ajustar o sistema feudal aos seus interesses comerciais.


As cruzadas fracassaram, o que colaborou para empobrecer a nobreza feudal. Para preservar sua posição na sociedade, a nobreza pediu ajuda ao rei, submetendo-se ao seu poder.
Para entender o modo como essas condições contríbuiram para mudar a fisionomia e a história da Europa, estudaremos os casos de Espanha, Portugal, França e Inglaterra.


  A reconquista da Península Ibérica


Desde o iníciodo século VIII, a Península Ibérica era quase totalmente dominada pelos muçulmanos.Os cristãos que lá viviam ocupavam os territórios ao norte da Península.


A partir do século XI, as Cruzadas e as disputas políticas entre os muçulmanos estimularam os cristãos a retomar os territórios ocupados árabes na Europa. As batalhas organizadas pelos cristãos para retomar os territórios da Península Ibérica ficaram conhecidos pelo nome de Reconquista.


Aos poucos, os territórios que os cristãos reconquistavam na Península deram origem a reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão. Esses reinos, entretanto, não lutavam apenas contra os muçulmanos, mas também entre si. Cada um deles disputava o direito de ter o controle político e territorial sobre a região.
 

Alianças entre familías reais firmadas por meio do matrimônio também foram usadas para ampliar o poder de cada reino. As guerras e os casamentos arranjados nos ajudam a entender por que esses reinos variaram tanto em tamanho, poder político e militar. Essa instabilidade durou até o casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, irmã do rei de Leão e Castela. Da união desses três reinos, formou-se o país Espanha no final do século XV.

 

 A formação de Portugal


No século XI,Afonso VI governava os reinos de Leão e Castela.Naquele momento,o rei concedeu ao nobre Henrique de Borgonha,como recompensa por sua atuação nas guerras de Reconquista,uma porção de terras situada entre os rios Douro e Minho,denominada Condado Portucalense.

 

Mais tarde,no ano 1139,Afonso Henriques,filho de Henrique.rompeu com o reino de Castela e proclamou-se rei das terras recebidas por seu pai. O passo seguinte foi a conquista das terras ao sul:era o início do reino de Portugal.


A França rumo à centralização

A formação da monarquia nacional francesa teve início no final do século XII,quando o poder real tomou medidas para enfraquecer a nobreza resistente à centralização política.A realeza criou um exército assalariado e passou a cobrar taxas sobre os bens da Igreja.

Além de submeter a Igreja francesa,o rei Felipe,o Belo,que governou a França entre 1285 e 1314,convocou uma assembleia composta pelo clero,pela nobreza e por representantes das cidades para comunicar suas decisões,mais tarde conhecida como Estados Gerais.


             A Inglaterra e os limites do rei

A centralização do poder na Inglaterra  originou-se com Henrique II,no século XII.Entretanto,seu sucessor,o rei Ricardo coração  de Leão,esteve ausente durante grande parte de seu reinado,lutando nas Cruzadas.Com isso,a autoridade real  diminuiu.

João sem-terra,sucessor do rei Ricardo,logo teve de enfrentar a oposição dos nobres,descontentes com as pesadas taxas que pagavam.

Pressionado pela nobreza,pelo clero e pela burguesia,João sem-terra assinou,em 1215,a Magna Carta,cujo principal objetivo era limitar os poderes do rei.





Nenhum comentário:

Postar um comentário