domingo, 7 de abril de 2013

Era Feudal - Jogo on line


FEUDALISMO: Sistema Econômico, social e político ocorrido na Europa durante a Idade Media. 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • dependência e na fidelidade;
  • poder político descentralizado; ou seja dividido entre os senhores feudais e não concentrado no rei.
  • predomínio do cristianismo;
  • produção econômica voltada para a subsistência.

    SOCIEDADE FEUDAL





A sociedade Feudal era chamada de hierarquizada e estamental. Estamental porque aquele que nasceu a um estamento ou grupo não poderia pertencer a outro. Exemplo: Um homem que nasceu servo não se tornaria nobre ao longo da vida. E por que a Sociedade Feudal, também pode ser chamada de hierarquizada? Palavra diferente não acham? Que tal procura-la no dicionario? Façam isso depois postem aqui o que acharam.

OBRIGAÇÕES DOS SERVOS

Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhores feudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco para a sobrevivência da família.


Talha


Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha.


Corvéia


Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).


Banalidades


Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.


Outras obrigações


Além da talha, da corvéia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos. Havia a mão-morta, que era uma espécie de taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai morria. Havia também o Tostão de Pedro (10% da produção), que o servo devia pagar à Igreja de sua região.


Fonte de Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/feudalismo/talha_corveia_banalidades.htm


INOVAÇÕES TÉCNICAS

A partir do seculo XI, a Europa feudal começou a mudar... e as inovações técnicas contribuíram para um aumento significativo da produção de alimentos.

Entre as inovações tecnológicas que ajudaram a aumentar a produção agrícola, destacaram-se: o uso do arado de ferro; o novo sistema de atrelagem e sistema de rotação trienal de culturas, conhecido como pousio. Essa última inovação pode ser observada na figura abaixo.






Agora que já sabe tudo sobre o Feudalismo, monte o seu próprio FEUDO. Entre no endereço abaixo e brinque a vontade. Depois me conte quantos pontos você fez.



http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-media/feudalismo/game-era-feudal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário