quinta-feira, 11 de abril de 2013

Renascimento Cultural e Cientifico

O Renascimento Cultural e Ciêntifico 

Contexto Histórico 

     O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, os ideais e a nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.
     O Renascimento teve sua origem na península Itálica, que era o centro do comércio mediterrâneo. Com a economia dinâmica e rica, os excedentes eram investidos em produção cultural. A burguesia oriunda das camadas marginais da sociedade medieval, tornaram-se mecenas, investindo em palácios, catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da nobreza.

Características do Renascimento 

1-Antropocentrismo - Valorização do homem como ser racional e como a mais bela e perfeita obra da natureza. 2-Otimismo - Progresso e capacidade humana. 3-Racionalismo - Autoridade divina x Razão humana. 4-Humanismo - Valorização do espírito humano, das capacidades, das potencialidades e das diversidades dos seres humanos. 5-Hedonismo - Sofrimento x Prazer. 6-Neoplatonismo - defendia uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.









Nenhum comentário:

Postar um comentário